sábado, 17 de novembro de 2012

ENSINANDO LINGUAGEM NAS SÉRIES INICIAIS!

Muitas vezes o professor tem dúvidas de como ensinar linguagem, sobre os conteúdos que são mais adequados a série, sobre a melhor maneira de desenvolvê-los, para que o aluno aprenda e, muitas vezes por falta de orientação os conteúdos desenvolvidos são inadequados a série, as atividades são tradicionais, se limitam a cópias, separação de sílabas, plural,etc... e muitas vezes o professor não consegue alcançar os seus objetivos e o aluno apesar de realizar as atividades, não apresenta melhoria em sua linguagem e na sua capacidade de comunicação, apresentando dificuldades ortográficas e nas produções de frases e de textos.
A linguagem não pode ser compreendida como um conjunto de regras a serem decoradas e de longos exercícios, que os alunos fazem, sem nenhuma utilidade prática.
No ensino da linguagem, a leitura, a expressão oral e escrita, a ortografia e a gramática são aspectos que devem ser desenvolvidos pelo professor, tendo em vista a inter relação  entre o falar, o ouvir, o ler e o escrever, partes essenciais no processo de comunicação.
A gramática é um meio para ajudar o aluno a falar e a escrever bem. Seu conhecimento não assegura correção no falar e no escrever.
Os alunos aprendem o uso de formas corretas, se esta habilidade for desenvolvida no momento em que vêem a sua utilidade. Na aprendizagem de formas gramaticais corretas a audição desempenha um papel muito importante, pois é através delas que as formas são captadas e incorporadas.
O planejamento das aulas de gramática deve ser feito através da observação da linguagem oral e das produções textuais, verificando os erros mais comuns da turma e de cada aluno, para realizar o trabalho de correção.
Na 3ª série não deve haver ainda uma sistematização das noções de gramática. O professor dará importância aos aspectos de concordância de substantivos (nomes) com com adjetivos (qualidades) e verbos (ações) , flexionando-os em gênero e número.
É importante também a divisão correta de palavras e a utilização da pontuação.
Dar aos alunos longas listas de palavras para que deem o plural e o feminino é um exercício inadequado , porque em nenhuma situação da vida ele necessitará usar palavras isoladas. É necessário a utilização em frases dando a oportunidade ao aluno de exercitar-se no uso de formas corretas na linguagem cotidiana.
Na 4ª série o aluno já inicia no conhecimento das palavras, começando a conjugar os verbos nos tempos simples do indicativo.
Convém lembrar que a recitação de tempos inteiros de verbos é uma atividade sem significado e que não contribui para o aprimoramento da linguagem da criança. Deve o professor treinar este aspecto em frases: Os meninos comeram doce. O menino ... Nós...
No ensino da linguagem nas séries iniciais a ênfase deve ser dada as atividades de leitura, expressão oral e produções de textos.

Nenhum comentário: