quarta-feira, 25 de abril de 2012

TRABALHANDO COM A ORTOGRAFIA!

Como ajudar nossos alunos que apresentam dificuldades na escrita? Como trabalhar a ortografia em sala de aula?
Para iniciar o trabalho de ortografia é necessário partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na escrita. Para verificar a aprendizagem, o professor poderá utilizar um ditado de palavras ou de frases, onde apareçam as palavras. Outro recurso é solicitar aos alunos formação de frases com as palavras. É importante que o Professor faça uma análise dos cadernos, para realizar o diagnóstico e o planejamento das atividades a serem realizadas!
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o
TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada semana poderá se preparar uma unidade! 
Será realizado um treino deve ser diário com a duração de 10 minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte técnica:
1º passo: Olhe a palavra. Pronuncie-a devagar!
2º passo: Olhe a a palavra separando-a em sílabas!
3º passo: Feche os olhos, diga a palavra devagar, letra por letra!
4º passo: Escreva a palavra sem olhar!
5º passo: Se acertou escreva mais duas vezes. Se errou repita todos os passos!

É IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES  NA SALA DE AULA COM AS PALAVRAS TRABALHADAS  NA SEMANA E REALIZAR ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS! 

Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o USO DO DICIONÁRIO!
Instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem, indispensável para enriquecer o vocabulário e, principalmente para  a recuperação das deficiências ortográficas.
O seu uso deve ser sistemático a partir do 4º ano, e já pode ser iniciado no 2º semestre do 3º ano, quando as crianças poderão confeccionar o seu próprio dicionário em uma caderneta ou um caderno organizado em ordem alfabética, conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas as crianças irão registrando as palavras conhecidas em "seu dicionário particular"!
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra;
2º Descoberta da pronúncia da palavra;
3º Descoberta do significado da palavra.

NO DICIONÁRIO ESTÁ O INVENTÁRIO DA NOSSA LÍNGUA!
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTIMULE E ORIENTE O SEU ALUNO A UTILIZÁ-LO!

Nenhum comentário: