quinta-feira, 26 de março de 2009

SUCESSO NA ESCOLA!


"Todos nós nascemos para ter sucesso e por ele brigamos.
Ninguém aceita o fracasso, muito menos o aluno, que convive com um grupo, em que está sempre sendo observado e criticado por colegas.
Por isso,quando este sucesso não acontece, é preciso sensibilidade bastante para detectar o porquê e ajudar o aluno a vencer suas dificuldades."


sexta-feira, 20 de março de 2009

PARA AS MÃES!

Atendo crianças com dificuldades de aprendizagem há quase quinze anos . Acompanho a preocupação e, por que não dizer o sofrimento de muitas mães por não saberem o que fazer para ajudar os seus filhos.
As mães sofrem a pressão da escola, brigam com os filhos, prometem prêmios e castigos! Chegando muitas vezes a fazerem as tarefas do filho em casa para tentar ajudá-lo de alguma forma. As crianças tem consciência de suas dificuldades e também sofrem muito , por não conseguirem aprender a ler, por terem a letra feia, por irem mal nos ditados e nos cálculos.
É importante lembrar que ninguém vai mal na escola por vontade própria, são muitos os fatores que interferem na aprendizagem: orgânicos, intelectuais, neurológicos , psicológicos ,familiares e escolares, sendo necessário uma avaliação e um diagnóstico realizado por um profissional da área, seja psicólogo, psicopedagogo ou médico neurologista.

Este blog nasceu há quase um ano, voltado para professores das séries iniciais e supervisores escolares escolares, não sei se estou alcançando o meu objetivo, porque não recebi nenhum comentário dos meus colegas. Gostaria de registrar e agradecer os comentários que a mãe Inês Campos de Valparaíso GO fez, e que me emocionaram muito e me motivaram a seguir com este meu trabalho de repartir um pouco do que eu sei sobre as Dificuldades de aprendizagem.

Mães não desistam nunca de seus filhos! Lutem por eles! Procurem ajuda com profissonais ou em centros , como o Centro Especializado de Assistência ao Educando, que funciona junto a 6a Coordenadoria de Saúde em Passo Fundo RS e, que presta um serviço totalmente gratuito para alunos das Escolas Estaduais, sendo necessário apenas o encaminhamento da professora.

QUANDO O ALUNO RECEBE O TRATAMENTO QUE NECESSITA, CONTRIBUÍMOS PARA DIMINUIR OS ALTOS ÍNDICES DE REPETÊNCIA E EVASÃO NAS ESCOLAS!

DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU!

"DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU,
TENTE COMPREENDER PORQUE DESEJO CRESCER COMOEU SOU!
NÃO COMO MINHA MÃE QUER QUE EU SEJA,
NEM COMO MEU PAI ESPERA QUE SEREI,
OU MEU PROFESSOR PENSE QUE EU DEVERIA SER.
POR FAVOR, TENTE COMPREENDER-ME E AJUDE-ME A CRESCER,
ASSIM COMO EU SOU!"

segunda-feira, 16 de março de 2009

COMO AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DISGRAFIA

As crianças com dificuldades na escrita sentem dores nas mãos e nos braços, quando escrevem e necessitam fazer exercícios de motricidade fina diariamente para treinar os movimentos necessários para a escrita com a letra cursiva, como por exemplo:
  • Flexionar os punhos lentamente;
  • Abrir e fechar as mãos, esticando os dedos;
  • Mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x
  • Mão esquerda. Abrir e fechar 5x
  • Mão direita. Abrir e fechar 5x
  • Cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X;
  • Braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente;
  • Entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X
  • Movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido, mão dominante, mão secundária.
Exercícios grafomotores no quadro de giz: sobe, desce, riscar e apagar.
Recorte, pinturas e colagens, fazer bolinhas de papel e preencher desenhos.
Abotoar e desabotoar, atar e desatar, enrolar e desenrolar.

É importante lembrar que todos os movimentos apresentados no caderno devem ser feitos anteriormente pela criança em ambiente espaçoso. Pés funcionando como ponta dos dedos. A criança caminhando e pulando com um pé só sobre letras e números riscados no chão.
O caderno pautado deve sempre ser precedido pelo caderno de desenho e pelos exercícios corporais que tem a finalidade de preparar a criança para a escrita cursiva.

É necessário que o professor trabalhe o traçado correto das letras maiúsculas e minúsculas no quadro ou em folhas sem pauta com giz de cera. Só em um segundo momento utilizar o caderno de caligrafia, onde deverão ser repetidos os movimentos das letras com apoio da pauta, tendo em vista, que a fixação dos movimentos acontecem através do olho e da mão na cópia.

Pode-se trabalhar as letras com movimentos similares em 3 grupos
a-o-d-g-q
m-n-z-x-v
e-i-u-s-r-l-t-p-f-j-h

ENSINAR CRIANÇAS

''QUERO ENSINAR CRIANÇAS!

ELAS AINDA TEM OS OLHOS ENCANTADOS, COM ACAPACIDADE DE SE ASSOMBRAR DIANTE DO BANAL.

PARA AS CRIANÇAS TUDO ÉESPANTOSO, UM OVO, UMA MINHOCA, UMA PIPA NO CÉU, UM PIÃO NA TERRA,COISAS QUE OS ERUDITOS NÃO VÊEM!"

RUBEM ALVES