sexta-feira, 17 de outubro de 2008

APRENDENDO COM O COMPUTADOR


A informática nas séries iniciais pode trazer de volta o prazer de sonhar e de aprender com liberdade.
Construir um espaço na escola, onde o lúdico, o jogo e a brincadeira se tornem algo real é um desafio e um compromisso muito grande,considerando que em nome da educaçào formal, cerceia-se a criatividade e a inteligência de nossos alunos, o que os deixam desmotivados para a aprendizagem.

Sabemos atrvés de várias pesquisas e estudos realizados, que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental da criança,auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos cognitivos e afetivos. Os jogos são importantes instrumentos pedagógicos, que tem o poder de melhorar a auto estima e aumentar os conhecimentos da criança, quando utilizados com objetivos definidos.
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
O ato de jogar é tão antigo quanto o homem, na verdade o jogo faz parte na essência do ser humano. Hoje pelo despreparo, os profissionais da área, deixam este importante recurso de lado, desconhecendo a importância de brincar, ou seja, de jogar no processo de construção do conhecimento.

Nos últimos anos a informática na alfabetização, vem conquistando um espaço cada vez maior, tendo em vista que ela proporciona um ambiente de ensino-aprendizagem individualizado (adaptado as características de cada aluno).

A informática mantém uma relação estreita com a construção do conhecimento podendo auxiliar no desenvolvimento da memória, orientação temporal e espacial, coordenação motora, percepção visual e auditiva, na linguagem e no raciocínio .

Segundo Vigotski, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração(VYZ 83).

Para utilizar os jogos computadorizados dentro de um processo da construção da aprendizagem faz-se necessário uma avaliação prévia do tipo de jogo, levando em consideração o conteúdo, relacionado-o com a faixa etária do seu público alvo e os objetivos a serem trabalhados com o aluno.
O trabalho desenvolvido pelo setor de Psicopedagogia no Centro Especializado de Assistência ao Educando é realizado pela psicopedagoga Beatriz Maria de Azevedo Virissimo, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
O projeto “Aprendendo com o computador” nasceu de um desejo de utilizar a informática para auxiliar crianças com problemas de aprendizagem.
O trabalho vêm sendo desenvolvido desde 2004, no Centro Especializado de Assistência ao Educando, com apenas um computador, atendendo a crianças de 1ª e 3ª séries de Escolas Estaduais da cidade de Passo Fundo, com histórico de reprovação e com dificuldades escolares.
Os alunos participantes deste projeto são previamente avaliados e a partir de dificuldades apresentadas são selecionadas atividades específicas de organização espacial e temporal, percepção visual e auditiva, memória, atenção, dificuldades ortográficas, traçado de letras, coordenação motora e seqüência lógica.
O trabalho é realizado individualmente ou em duplas, utilizando programas educacionais e softwares de acordo com as dificuldades apresentadas pelas crianças.
Durante a realização do projeto observou-se que os jogos e as atividades lúdicas contribuem significativamente no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças auxiliando em sua aprendizagem.
A partir desta experiência realizada e dos resultados obtidos com as crianças que participaram do projeto “Aprendendo com o computador”, procurou-se o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Passo Fundo e foi proposta uma parceria para se estender o projeto a escolas com laboratório de informática, onde o professor de classe de reforço, classes especiais e de recursos pudessem realizar o trabalho com seus alunos.
Nasceu então o projeto “Aprendendo e Ensinando com o Computador” do qual participaram 12 professores de classes de 1ª e 2 séries, classe especial, classes de reforço e de recursos de 8 escolas Estaduais da cidade de Passo Fundo de abrangência da 7ª (Coordenadoria Estadual de Educação), proporcionando atendimento psicopedagógico e inclusão digital para 193 alunos dentro de sua escola.
Nos encontros quinzenais realizados no NTE, os professores tiveram oportunidade de aprender com o computador, discutir assuntos pedagógicos, assistir vídeos, explorar jogos, analisar softwares educacionais, compartilhar experiências e dificuldades. Nas escolas aplicar os conhecimentos adquiridos junto aos seus alunos, ensinando com o computador utilizando a informática aplicada à educação.